Como me registrar no CREA?

Encontre a unidade do CREA de sua região, e leve os documentos listados abaixo para dar entrada no processo de registro. Pessoas que são recém formadas ou que não tem em mãos o diploma, podem solicitar, mesmo que seja registro provisório, porem será válido apenas por um (1) ano.

Quais os documentos que preciso para prosseguir com o registro ?

Para que seja feita a solicitação, o profissional deve preencher um formulário, e levar os seguintes documentos, (originais e cópias):

  • carteira de identidade ou cédula de identidade de estrangeiro;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • diploma ou certificado do curso;
  • histórico escolar, com disciplinas e carga horária cursadas;
  • título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
  • comprovante de quitação com serviço militar, para homens;
  • comprovante de residência;
  • duas fotografias 3×4.

Caso o estudante tenha efetuados sua graduação no exterior, será necessário revalidar o diploma em uma instituição de ensino brasileira. É obrigatório apresentar também o conteúdo programático das disciplinas cursadas.

Outra informação é que se o profissional desejar incluir o tipo sanguíneo na sua carteira, é possível, basta levar o exame laboratorial específico.

É necessário o pagamento de alguma anuidade?

Para que tenha acesso a todos os serviços do CREA é cobrada uma anuidade dos profissionais com reajustes anuais. Os pagamentos são feitos para que todo os serviços prestados aos profissionais continuem em pleno funcionamento.

É possível obter descontos?

Descontos são ofertados em alguns casos específicos e são atualizados anualmente pelo CREA. O requerente deve ficar atento as regras do Estados em que mora, porém, as regras atuais para descontos pelo CREA são:

  • incapacidade por doença grave — concede 90% de desconto ao profissional, desde que ele comprove sua condição por meio de documentação;
  • profissional proprietário de Firma Individual — garante 80% de desconto ao profissional;
  • profissional sênior — recebe 90% de desconto, de acordo com condições de cada Estado.

O que fazer após o registro provisório?

Obrigatoriamente ao fim do prazo do registro provisório será necessário transferir para o definitivo ou solicitar a prorrogação por mais um ano.

Caso o diploma for emitido pela instituição, o requerente deve se dirigir até a unidade do CREA de seu estado e solicitar o registro definitivo.

Em caso de prorrogação do registro provisório, é possível solicitar a prorrogação por mais um ano, a iniciar a data de vencimento.

O Conselho tem como função fundamental a proteção da sociedade que é a peça-chave no valor dessas profissões. Por este motivo os Profissionais não podem ignorar o registro quando forem exercer suas funções.

Já conhece os planos de saúde pelo CREA?

Os planos de saúde pelo CREA são ofertados com até 30% de desconto em relação aos planos tradicionais familiares e individuais. Isso porque o CREA firmou parceria com as operadores de planos de saúde, criando assim um plano de saúde exclusivo para registrados no CREA e no MUTUA.

Amil CREA

A Amil CREA possui uma das melhores estruturas com excelente custo-benefício.

Bradesco CREA

Bradesco CREA possui um dos melhores atendimento.

Unimed CREA

Unimed CREA é uma das melhores e maiores marcas de planos de sáude.

SulAmérica CREA

SulAmérica CREA traz toda a estrutura de uma empresa com mais de 7 milhoes de clientes.

NotreDame CREA

NotreDame CREA possui uma excelente rede própria e mais uma ampla rede credenciada.

Amil One CREA

One Healt CREA agora é Amil One CREA e oferece convênienca e exclusividade.

Realize sua cotação agora mesmo, conte com um de nossos especialistas para te auxiliar a encontrar o plano que melhor atenderá você e toda sua família. 

Banner Simulador