Crea-SP encontra 1.067 irregularidades em empreendimentos durante Operação Padroeira no Vale da Fé

O Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) fiscalizou o exercício profissional em 338 obras e empreendimentos, entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro em Aparecida, Guaratinguetá, Roseira, Cachoeira Paulista e Potim, todas no Vale da Fé. Desse total, estão em apuração 1.067 irregularidades detectadas pelos agentes fiscais durante as visitas e pesquisas realizadas, como a ausência de profissional habilitado à frente das atividades técnicas e empresas sem registro no Crea-SP.

De acordo com a entidade, foram fiscalizados serviços e obras nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências, como hotéis, pousadas, eventos temporários, obras de médio e grande porte nos cinco municípios. A operação está prevista no calendário anual de fiscalização do Conselho, e acontece próximo ao feriado nacional de 12 de outubro, de Nossa Senhora Aparecida.

O papel do Conselho é fiscalizar e garantir a presença de profissional habilitado nas atividades da área tecnológica. Com isso, o Crea-SP assegura a proteção da sociedade e demonstra a importância da contratação de pessoas técnicas com o devido registro no Conselho.

“O Crea-SP passa por um momento importante de transformação digital que se traduz nos números alcançados na fiscalização. Com as pesquisas e apurações remotas realizadas pelos agentes fiscais antes de irem a campo, temos mais assertividade nos resultados”, ressalta o presidente do Crea-SP, o engenheiro Vinicius Marchese, através da assessoria de imprensa.

DADOS.

De 2015 a 2020, as ações de fiscalização do Crea-SP aumentaram cerca de 300%. O crescimento se deve ao uso das tecnologias para apoio à fiscalização e, também, à adoção do modelo das forças-tarefas em todo o Estado. Em setembro de 2021, o Crea-SP bateu 189 mil ações fiscalizatórias, tornando-se o ano em que o Crea-SP mais realizou operações na história do Conselho.

Fonte: https://www.ovale.com.br/nossaregiao/cidades/crea-sp-encontra-1-067-irregularidades-em-empreendimentos-durante-operac-o-padroeira-no-vale-da-fe-1.192822