Crea-SP instala Comitê Gestor do Programa Mulher

Com o compromisso de garantir a efetiva igualdade de gênero, o Crea-SP constituiu o Comitê Gestor do Programa Mulher, grupo voltado ao desenvolvimento de políticas que incentivem a participação e a representatividade feminina dentro do Conselho. A criação do programa e a indicação das participantes foram aprovadas na Sessão Plenária nº 2.071, realizada na última quinta-feira, 27/5.

O Crea-SP é signatário da Agenda 2030 da Organização Nacional de Saúde (ONU) e o Programa Mulher, idealizado pelo Confea, tem entre seus objetivos promover o empoderamento feminino e a igualdade de gênero.

Dando início às atividades, o grupo realizou sua primeira reunião ordinária nesta terça-feira (01/6). A coordenadora do Comitê, Eng. Civil Poliana Aparecida de Siqueira, apresentou a cartilha do Programa Mulher, organizada pelo Confea, material que deve nortear o andamento dos trabalhos em todos os Creas.

O presidente do Crea-SP, Eng. de Telecomunicações Vinicius Marchese, destacou a importância da instalação do Comitê, que terá papel fundamental no fomento da equidade de gênero: “A contribuição das profissionais envolvidas é imprescindível para elaboração de projetos que estimulem a participação de mais mulheres no Conselho”.

O Comitê é formado por profissionais que atuam no sistema, como diretoras e conselheiras do Crea-SP, e por profissionais de mercado convidadas para integrar a iniciativa. Além da coordenadora, compõem o grupo a Eng. de Alimentos Denise Belloni Ferrari Furlan, Eng. Agrônoma Lara Comar Riva, Eng. de Energia Larissa Javarotti de Oliveira, Eng. Civil Lígia Marta Mackey, Eng. Civil Vanessa Maria Leite Lucchesi e a Designer de Interiores Tatiana Romero, representando a nova classe profissional que acaba de entrar no Conselho.

O encontro contou também com a presença de outros convidados, como a Conselheira Eng. Civil Mariana Costa, a Assessora Eng. Civil Ana Cláudia Rinaldi e o Diretor de Relações Institucionais Eng. Civ. e Eng. Prod. Civ. Mamede Abou Dehn Júnior.

Entre as primeiras ações debatidas está o mapeamento da participação feminina no Sistema Confea/Crea. Atualmente, o Crea-SP conta com 14% de mulheres registradas em um universo de 350 mil profissionais.

Fonte: https://www.creasp.org.br/crea-sp-instala-comite-gestor-do-programa-mulher/