Nos últimos dois anos, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) tem investido na capacitação profissional e no aperfeiçoamento técnico, científico e tecnológico como meio de contribuir para o desenvolvimento contínuo das cadeias produtivas.
Produtividade aumentada e mais sustentável, redução de custos, maior qualidade e maior controle de gestão das propriedades são algumas das vantagens do desenvolvimento tecnológico no campo. De acordo com a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades agrícolas no Brasil já adotaram algum tipo de inovação tecnológica e, segundo dados da Embrapa, 84% dos agricultores já utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola.
O resultado dessas inovações quem mostra é o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/Esalq-USP), que levantou que no último ano o agronegócio alcançou participação de 27,4% no PIB brasileiro. Mas implementar tecnologias no campo requer que os profissionais estejam cada vez mais capacitados e preparados para as inovações. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), além de exercer sua função de órgão fiscalizador, o Crea-ES investe na capacitação dos profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências porque acredita que o aperfeiçoamento técnico, científico e tecnológico é o primeiro passo para o crescimento contínuo das cadeias produtivas.
Durante o ano de 2021, foram mais de 105 palestras, seminários, workshops e cursos gratuitos oferecidos pelo Crea-ES, além de cerca de 110 bolsas de estudos sorteadas para os profissionais. Para o ano de 2022, o objetivo é aumentar o investimento no aperfeiçoamento profissional e levar cada vez mais essas oportunidades para os profissionais que se encontram no interior do Espírito Santo, junto ao programa de interiorização do Conselho. Só no primeiro quadrimestre deste ano, o Crea-ES já disponibilizou cerca de 40 capacitações gratuitas, com destaque para o III Seminário Nacional de Fiscalização, Avaliações e Licitações em Serviços e Obras de Engenharia e Agronomia, que reuniu especialistas de todo o Brasil.
“Quando viabilizamos a capacitação profissional, estamos contribuindo, ainda mais, para que o profissional seja inserido no mercado de trabalho. Não só isso, também garantimos a disseminação de técnicas e conhecimentos cada vez mais modernos e que, em muito, contribuem para o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e sustentável do nosso estado. Já inovamos em muitas ações para a qualificação dos nossos profissionais e continuaremos investindo neste ano.”, afirmou Jorge Silva, presidente do Crea-ES.
Fonte: https://conexaosafra.com/educacao/crea-es-investe-em-capacitacao-profissional-e-estimula-cadeias-produtivas-da-area-tecnologica-no-campo/