CREA-SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP é o maior conselho da América Latina e é responsável por fiscalizar, controlar, orientar e aprimorar as atividades profissionais nas áreas de engenharia, agronomia, geologia, geografia, meteorologia e também de tecnólogos e técnicos agrícolas.

Nesse artigo vamos conhecer o CREA-SP atrvés dos seguintes tópicos:

  1. Sobre o CREA-SP
  2. Beneficios do CREA-SP
  3. Como se Associar ?
  4. Unidades CREA-SP
  5. Planos de Saúde pelo CREA-SP

Sobre o CREA-SP

Para que o CREA-SP cumpra com seu dever, seus Agentes Fiscais pertencentes às 12 regiões administrativas do Estado realizam pesquisas internas e externas através de visitas a obras de empresas privadas ou de órgãos públicos com o intuito de verificar a responsabilidade técnica dos serviços realizados. 

Essas visitas tem como finalidade o cumprimento da legislação que determina que apenas profissionais habilitados com registro no CREA-SP podem ser responsáveis técnicos pelas obras e serviços da área. 

Em caso de irregularidade, o Agente Fiscal tem autoridade para emitir uma notificação e se necessário, um Auto de Infração. Quando essa autuação não é atendida, ou seja, quando não ocorre a regularização da obra autuada, o Crea inicia um processo administrativo sobre a irregularidade destacada pelo Agente. 

Para que esse processo de fiscalização funcione adequadamente, o CREA-SP conta co uma estrutura dividida em: Estrutura Básica, composta por Plenário, Câmaras Especializadas, Presidência, Diretoria e Inspetorias; Estrutura de Suporte, composta por Comissões Permanentes e Especiais, Grupos de Trabalho e Órgãos Consultivos. 

Por fim, a terceira estrutura do CREA-SP é a Estrutura Auxiliar, que se responsabiliza pelos serviços administrativos, financeiros e técnicos e é coordenada, orientada e supervisionada pelas Secretarias e pelo Gabinete da Presidência. Os serviços são realizados pelas Superintendências que são responsáveis pela gestão das áreas de atuação.

Benefícios do CREA-SP 

Ao se tornar inscrito no CREA, o beneficiário passa a ter acesso ao direito de contratar um plano de saúde coletivo por adesão, o que garante 30% de desconto sobre o valor comum do plano, além de ter a possibilidade de isenção do período de carência. 

Contudo, se registrar no CREA vai além de descontos, com o registro é possível que o profissional exerça sua profissão de forma legalizada, tendo autoridade para assinar e ser responsável por projetos, além de ser indispensável para contratos com empresas idôneas. 

O CREA-SP também disponibiliza em seu site um sistema online de serviços para facilitar a rotina de seus beneficiários. O portal é didático e permite que o beneficiário fique por dentro de tudo o que acontece no Conselho. 

No site do CREA-SP é possível consultar e editar modelos de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) através do sistema CREANet, além disso é possível publicar e consultar vagas de emprego e ainda consultar o andamento de protocolos. 

Através do site é possível também acessar a agenda do CREA-SP e ficar por dentro de todas as notícias e atualizações realizadas no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo.

Como se Associar?

O CREA-SP, com o intuito de promover a praticidade no momento de criar o registro do profissional junto ao CREA, criou o serviço de registro On-line, nele é possível solicitar o registro bem como anexar os documentos necessários escaneados. 

Existe dois tipos de registros, o registro provisório e o definitivo. Quando o profissional possui o registro provisório e deseja solicitar sua prorrogação, deve comparecer a unidade do CREA-SP mais próxima com os seguintes documentos: 

  • Requerimento de registro de profissional – RP preenchido e assinado preenchido e assinado;
  • Novo atestado expedido pela Instituição de Ensino, com data recente, consignando que o diploma (mencionar a data completa de expedição) ainda se encontra em fase de registro no órgão competente designado pelo MEC, original e cópia simples; 
  • Histórico escolar, contendo disciplinas, notas e respectivas cargas horárias das disciplinas cursadas, original e cópia simples; 
  • Comprovante de pagamento de taxa de serviço (o boleto será emitido pela unidade de atendimento na apresentação da documentação) original e cópia simples ou cópia autenticada; 
  • Comprovante de pagamento da anuidade, original e cópia simples ou cópia autenticada. 

Quando o profissional possui seu registro provisório e deseja fazer a conversão para o definitivo, este deve comparecer a unidade do CREA-SP com os seguintes documentos: 

  • Requerimento de registro de profissional – RP preenchido e assinado preenchido e assinado; 
  • Diploma devidamente registrado no órgão competente designado pelo MEC, contendo a assinatura do titular e não plastificado (original e cópia simples legível); 
  • Taxa de emissão de carteira (boleto emitido pela unidade de atendimento, no ato da apresentação dos documentos); 
  • Comprovante de pagamento da anuidade, original e cópia simples ou cópia autenticada; 
  • Carteiras definitivas de outros cursos caso houver, originais.
  • 02 (duas) fotografias atuais, de frente, coloridas, com fundo branco, nas dimensões 3x4cm, sem data, com nome no verso; 
  • Opcional: O profissional que desejar incluir na Carteira Profissional as informações referentes ao tipo sanguíneo e ao fator RH deverá apresentar exame laboratorial específico ou carteira de doador de sangue emitida por instituições ou entidades afins (Ex. Fundação Pró-Sangue, Pró-vida e outras). 

Para realizar seu registo, clique aqui ou compareça a unidade do CREA mais próxima com os documentos necessários.

Unidades CREA-SP

O CREA-SP dispõe de mais de 150 unidades de atendimento, das quais estão incluídas as Unidades de Gestão e Inspetoria – UGI, Unidades Operacionais de Inspetoria – UOP e as Unidades de Postos de Serviço – UPS.

São Paulo – Sede

UGI Região Oeste São Paulo (CREA) 
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059 – Térreo – Pinheiros – 01452-920 
São Paulo – São Paulo 
(11) 3095-6513 

UGI Centro de São Paulo (atendimento de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30) 
Rua 24 de maio, 104 – 10º andar – Centro 
São Paulo – São Paulo 
(11) 3095-4868

>> Confira Aqui o Endereço de todas as unidades

Planos de Saúde Pelo CREA-SP

Para melhor atender às necessidades de seus beneficiários, o CREA-SP em parceria com as melhores operadoras de saúde do Brasil, oferece planos de saúde com diversas opções de coberturas e benefícios.  Confira os Planos Disponiveis: